paranóia do consumo: o ser e o ter

Festas de aniversários, compras de tênis e roupas de grife, produtos eletrônicos, viagens, mansões, carros de última geração..., consumo, consumo, consumo...

Para a Fé Bahái “o ser humano tem duas naturezas: a espiritual e a material. Em uma, ele se aproxima de Deus, na outra, vive somente para o mundo. Sinais de ambas as naturezas encontram-se nos homens. No aspecto material, ele manifesta falsidade, crueldade e injustiça; tudo isto é efeito de sua natureza inferior. Os atributos de sua natureza Divina são expressos em amor, misericórdia, bondade, verdade e justiça, os quais são todos manifestações de sua natureza superior. Todos os bons costumes, todas as qualidades nobres, pertencem à natureza espiritual do homem, enquanto que todas as suas imperfeições e ações pecaminosas nascem de sua natureza material”.

Na sociedade moderna privilegia-se mais o ter do que o ser. O dinheiro compra tudo ou quase tudo, e quanto mais se compra mais se quer e isso vai se tornando um caminho que não leva o ser humano a lugar nenhum, somente a um mundo supérfluo, com praticamente nenhum valor espiritual. Quantas pessoas ricas já não tiraram suas vidas porque lhes faltava aquilo que riqueza material nenhuma pode comprar: o amor, o perdão, o respeito, a amizade, o carinho e etc.?

O consumo exagerado, a ganância pelo ter esmaga a estabilidade emocional, gera tensão e prazeres superficiais detonando o ser. Este desenvolvimento material está se sobrepondo ao desenvolvimento espiritual. A sociedade anda formando pessoas para o ter e não para o ser. Privilegia-se o consumo sem necessidade, apenas o consumo pelo consumo. A quantidade de estímulos e a pressão emocional que o sistema exerce no âmago das pessoas são intensas. E é preciso saber discernir que tipo de ser humano está sendo educado. Ter cultura, boa condição financeira, excelente relação conjugal, propiciar uma boa escola para os filhos faz parte do desenvolvimento material e não estamos julgando isto errado, mas sim, o fato de cair em exageros. Os pais tem que ensinar seus filhos a ter uma visão crítica dos comerciais, dos programas de TV, de tudo que os cerca, pois a sociedade do consumo só privilegia o ter, e seu filho pode se tornar mais um consumidor em potencial e não um ser humano.

Prepare seu filho para “ser”, envide todos os seus esforços para educar sua natureza espiritual, pois o mundo o preparará para “ter”. Entenda que somos criadores e vítimas do sistema social que valoriza o ter e não o ser, a estética e não o conteúdo, o consumo e não as idéias. Estamos cada vez mais perdendo nossa real natureza, nos tornando uma conta bancária, um número de cartão de crédito, um consumidor em potencial.

Todos nós somos responsáveis para contribuir com uma educação que torne a humanidade mais saudável e espiritual.

Possuímos a firme convicção de que todos os seres humanos foram criados "para levar avante uma civilização em constante evolução"; de que "agir como os animais do campo é indigno dos homens"; de que as virtudes dignas da condição humana são a honestidade, a indulgência, a misericórdia, a compaixão, a bondade e o amor para com todos os povos.

O que não podemos nos esquecer é de que o desenvolvimento não deve ser confundido com a criação de uma insustentável sociedade de consumo.

4 comentários:

Anônimo 7 de julho de 2009 às 15:16  

muito bom o texto. concordo que nossa sociedade atual está mais para o ter do que para o ser. Há tanta gente rica, que não ajuda, que não faz nenhuma caridade com um pouco de sua fortuna, e por outro lado, há tanta gente na miséria, paupérrima, que mal conseguem ter o que comer no mínimo uma vez ao dia. Falta nisso tudo, desenvolver uma grande qualidade: o amor e o reconhecimento da Grandeza de Deus. bjs

Edmar Daniel 2 de abril de 2012 às 13:02  

"Seja você mesmo"

Muito bom, caracteriza-se por enfatizar o ter, direcionando para o ser. Saber diferenciar o que é útil na hora de comprar e vender o que realmente será utilizado de forma positiva, útil e funcional também é obrigação dos meios de comunicação e das empresas de propaganda, que muitas vezes vendem o que o cliente quer e não o que, de fato, o consumidor precisa.

Educar para aprender a entender a diferença que uma camisa de R$ 5000,00 por uma de R$ 5,00 mesmo sabendo que você pode ter qualquer uma é uma opção consciente e não "comprado" com a burrice ou ignorância através de programas de TV manipulados e manipuladores que exploram a imagem do perfeito para vender o imperfeito.

Se torna a meu ponto de vista e somente meu, logicamente contestável que é preciso educar para saber o que é bom pra uma pessoa. Ter o melhor carro, a melhor casa, a melhor esposa ou marido, ou ser o mais rico entre os amigos?

Sempre devemos questionar a real necessidade da emoção de mostrar para o mundo que você precisa ter algo pra ser algo.

Não sou pobre, tenho uma vida ótima e almejo o que a maioria quer. Boa casa, viagens eu tenho e sempre faço. Conheço pessoas novas e novas pessoas todos os dias e aprendo cada vez mais o valor de "Ser você mesmo"

Unknown 20 de setembro de 2016 às 08:46  

Boa tarde , Muito bom o conteúdo de seus textos, queria saber se vocês se interessariam em estar enviando para nosso jornal que está sendo lançado no próximo mês em taubaté SP , textos como estes seriam muito interessantes, pois temos a intenção de divulgarmos conteúdos somatórios na nossa sociedade. Seremos um Jornal mensal, de Noticias, esporte, cultura, dicas de saúde e não teremos assuntos vulgares e apelativos. por favor entrem em contato. (12) 99104-7685 Ricardo ( Jornal Horizonte News)

Saber Viver 31 de outubro de 2016 às 13:28  

Olá Ricardo Ferreira, obrigada pelos elogios!

Postar um comentário

Sobre este blog

Neste blog procuro dividir com todos um modo mais simples de se viver a vida!

A todos que nos visitam, o nosso muito obrigada!