A complicada arte da comunicação

Desde que o mundo é mundo o ser humano usa todo tipo de forma para se expressar.

Mas quando se trata de comunicação interpessoal as coisas se complicam!

Por que é mais fácil para irmãos explicarem um assunto da escola para seus colegas de classe do que entre eles? É uma falta de paciência, parece que dá até urticária! Os pais que o digam!

Mas isso é só mais uma fase da vida do ser humano e também não há que se generalizar, pois nem todos os irmãos agem desta forma.

Quando decidimos dividir nossa vida com um parceiro (a) até bem pouco tempo atrás a comunicação fluía muito bem e por que ao longo do tempo ela vai perdendo o valor e dificultando a vida a dois? Falta de paciência, empatia, respeito, generosidade, resiliência, não sei...

Com o tempo os sonhos, as vontades, as opiniões vão mudando à medida que nos relacionamos com os outros e com as coisas deste mundo.

É comum as pessoas afirmarem "tô num relacionamento complicado", "a gente briga o tempo todo", "ele não me entende" e etc. Porém, o que muitos sabem, mas não admitem é que a arte da comunicação não é nada complicada, nós, seres imperfeitos, é que complicamos tudo que vemos, falamos e até no que não vemos e não falamos! Sabe aquela famosa frase de casal em que o homem pergunta à mulher: "o que foi amor?" e ela responde na maior secura e de cara fechada: "nada!". Como se uma grande parte dos homens andassem com uma bola de cristal e tivessem a obrigação de saber o porquê de sua mulher está daquele jeito. Pois é, isso é uma típica e complicada arte de se comunicar o incomunicável!

'Abdu'l-Bahá nos afirma: "Seu propósito deve ser este: tornarem-se amorosos companheiros e camaradas, unidos um ao outro por todo o sempre...

Está aí um resumo para facilitar a comunicação e melhorar os relacionamentos! Ser companheiro e camarada um do outro! Pois companheiro significa aquele que participa da vida ou das ocupações de outrem e camarada significa amigo; pessoa que convive com outra. Então não há relacionamento mais bonito e perfeito do que aquelas pessoas que se conversam entre olhares, entre o que é dito e não dito. Participar da vida do outro, falar verdades, confidenciar o que o coração não quer deixar falar, dividir tudo já alivia e complica menos na arte de se comunicar.

A vida fica mais leve quando não temos e não criamos muros para nos afastar de quem realmente queremos por perto. Pensem nisso! bjss





As Palavras Ocultas

Ó FILHO DO ESPÍRITO!

Eu te criei rico; porque te empobreces? Nobre te fiz; com o que te rebaixas? Da essência da sabedoria, Eu te concedi a existência; por que buscas iluminação de outro, senão de Mim? Da argila do amor, te moldei; como é que te ocupas com outro? Volta teus olhos a ti mesmo, a fim de que, dentro de ti, Me possas encontrar, forte, poderoso, O que subsiste por Si Próprio.

Conheça Fé Bahá'í! Uma chance da paz!


Concedei-me Senhor, a
Serenidade
para aceitar as coisas
que não posso modificar,
Coragem
para modificar aquelas
que posso, e
Sabedoria
para distinguir a diferença.


Esta oração é amplamente conhecida por creio que todos. Ela nos faz refletir sobre o quão pequenos somos diante da vontade de Deus e o quão grandes somos perante aquilo que podemos mudar, mas que muitas vezes nos acomodamos por medo, por preguiça, por falta de conhecimento e etc.

Muitas vezez devemos deixar o que não podemos mudar a vontade de nosso Criador - Deus para que Ele, com o tempo, faça aflorar resultados e, em outras vezes devemos nos esforçar para mudar o que deve ser mudado, só bastando um pouco de atitude.

Atitude é uma palavra que tem a ver com ação, pois resulta do fato de agir e para que haja ação é preciso ter uma força agente senão, não há ação, mas sim estagnação.

Ficamos estagnados quando ficamos confusos, meio que envoltos num labirinto de perguntas sem respostas. Não paramos para pensar, refletir sobre qual atitude certa deverá ser tomada e a única coisa que fazemos é trocar os pés pelas mãos.

Daí ponhamos a serenidade em ação, para resolver o que tem de ser resolvido e deixar ao encargo de Deus o que não podemos resolver, pois está fora de nosso alcance.

É difícil, mas com o tempo a gente aprende.

Aprendemos tantas coisas desde que nascemos não é? A vida fica menos complicada, relaxamos um pouco, e vivemos mais tranquilos, porque pomos nossa vida aos cuidados de Deus.

"Hoje a humanidade está oprimida pela tribulação, pela tristeza e pela dor, ninguém escapa; o mundo está encharcado de lágrimas; mas, graças a Deus, o remédio está às nossas portas. Afastemos nossos corações do mundo da matéria e vivamos no mundo espiritual! Somente isso nos pode dar liberdade!

Se estamos cercados de dificuldades, temos apenas de recorrer a Deus e por Sua grande Misericórdia seremos socorridos.

Se a aflição e a adversidade nos visitarem, volvamos nossas faces para o Reino e a consolação celestial será abundante.

Se estivermos doentes e aflitos, imploremos a cura a Deus e Ele responderá à nossa prece.

Quando nossos pensamentos estiverem cheios das amarguras deste mundo, volvamos nossos olhos para a doçura da compaixão de Deus e Ele nos enviará a calma celestial! Se estivermos presos ao mundo da matéria, nosso espírito pode elevar-se aos Céus e seremos, em verdade, livres!" (Fé Bahá'í)


Que este ano de 2010 possamos buscar mais a Presença de Deus!


Bjs a todos que visitam este Blog!


O que você pode fazer para mudar o mundo...


Comece mudando a si mesmo.
Ninguém muda o mundo se não consegue mudar a si mesmo...

Cuide da Saúde do Planeta. Não desperdice água, não jogue lixo no lugar errado, não maltrate os animais ou desmate as árvores. Por mais que você não queira, se nascemos no mesmo planeta, compartilhamos com ele os mesmos efeitos e conseqüências de sua exploração ...

Seja responsável: não culpe os outros pelos seus problemas, não seja oportunista, não seja vingativo. Quem tem um pouquinho de bom senso percebe que podemos viver em harmonia, respeitando direitos e deveres ...

Acredite em um mundo melhor. Coragem, Honestidade, Sinceridade, Fé, Esperança são virtudes gratuitas que dependem de seu esforço e comprometimento com sua Honra e Caráter. Não espere recompensas por estas virtudes, tenha-as por consciência de seu papel neste processo ...

Tenha Humildade, faça o Bem, trabalhe. Não tenha medo de errar, com humildade se aprende, fazer o bem atrairá o bem para você mesmo e trabalhando valorizarás o suor de teu esforço para alcançar seus objetivos ...

Busque a Verdade, a Perfeição, uma posição realista frente aos obstáculos, uma atitude positiva diante da vida...

Defenda, participe, integre-se à luta pacífica pela Justiça, Paz e Amor. Um mundo justo é pacífico, e onde há paz pode-se estar preparado para viver um grande Amor ...

Rodrigo Diniz

Podemos ter tudo sem ter nada

Pérola


As pérolas são uma ferida curada.
Pérolas são produtos da dor, resultado da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como uma parasita ou um grão de areia.
A parte interna da concha de uma ostra é uma substância lustrosa chamada “nácar”, começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas para proteger o corpo indefeso da ostra.
Como resultado, uma linda pérola é formada.
Uma ostra que não foi ferida, de algum modo, não produz pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizante.
Você já sentiu ferida pelas palavras rudes de um amigo?
Já foi acusado de não ter dito coisas que não disse?
Suas ideias já foram rejeitadas ou mal interpretadas?
Então produz uma pérola...
Cubra suas mágoas e as rejeições sofridas com camadas e camadas de amor.


(Autor desconhecido)


"A menos que o coração seja dominado pelo amor, nenhuma outra dádiva divina pode se revelar nele."

(Fé Bahá'í)

Já abriu as janelas para olhar a sua vida ?

A rotina facilita as coisas, e como facilita tornando a vida mais previsível. Isto pode até ter suas vantagens, o problema é que o excesso de hábitos pode minguar nossa capacidade de renovar e de transformar. Sair dessa requer um certo grau de vontade, de querer, e querer é poder.

O bom mesmo é encarar o cotidiano de outra forma, com mais entusiasmo. Essa mudança de horizontes traz mais alegria e propicia oportunidades novas. E se é possível reinventar o cotidiano sempre, isso também significa que não é preciso acabar de vez com o que você já vinha fazendo antes, mas experimentar tudo de um jeito diferente. Essa é uma bela maneira de quebrar os hábitos rotineiros. A outra possibilidade de mudança, mais radical, é procurar alterar profundamente a realidade, trocar de atividade, finalizar ciclos, mudar até de cidade ou país. Tanto de um jeito como de outro, é preciso buscar energia para chegar lá.

Quando decidimos arregaçar as mangas e acabar de uma vez por todas com um cotidiano que está nos fazendo mal, parece que o Universo inteiro resiste. E é assim mesmo, não é só impressão. Esta é uma regra básica que faz parte da realidade do planeta: diante da força de qualquer ação, opõe-se naturalmente uma resistência. Ou, em outras palavras, não basta apenas decidir quebrar a rotina para que, magicamente, as coisas entrem em seu lugar e mudem de acordo com nossa vontade. Se fosse assim, seria fácil. Mas há um choque invisível de forças em jogo.

Porém, isso não nos exime de tomar decisão de quebrar a rotina ousando na coragem, mesmo que a rotina esteja instalada uma vida inteira, quanto mais ela for complexa e abrangente, mais força você irá precisar para removê-la. Mas, nesse caso, já se tem uma vantagem: você vai saber disso e pode se preparar melhor para vencer a resistência que está ali.

Um jeito inteligente de driblar essa resistência é unir diversas forças, e não apenas uma, para combatê-la. É muito mais fácil quebrar a rotina, por exemplo, se você tiver aliados: uma amiga, ou um grupo de amigos, para fazer uma caminhada, um curso, ou ajudá-la a planejar as mudanças que você pretende imprimir em sua vida. As coisas ficam mais fáceis quando são feitas a dois, seja um parceiro, seja um amigo.

As mudanças leves são as que não implicam em decisões graves que possam afetar profundamente sua vida. Isto é, o cotidiano não muda muito, mas sim a maneira de vivê-lo. As medidas vão desde fazer compras em outros supermercados, programar pequenas viagens, experimentar comidas exóticas e até provar roupas que você, normalmente, não compraria. O importante é se permitir novas experiências, sem críticas.

As mudanças radicais são dentre elas mudanças de emprego, atividade ou parceiro, transferências para outra cidade ou país e fechamento consciente de ciclos que se exauriram. Para efetuar uma mudança radical, é preciso de muita clareza de pensamento, planejamento, força física e psicológica para executar seu projeto, a ajuda de amigos e a decisão firme de manter os objetivos até o fim.

Caridade embrulhada com gesto de cortesia

Se você quer doar um pacote de arroz ou um brinquedo, ou algumas peças de roupas, vai você mesmo e procura no seu bairro, ou na sua cidade, as pessoas necessitadas e ofereça o que tem para dar, junto com um abraço e algumas palavras de amor e apoio. Poderia até voltar para visitar esta família ou a pessoa em outra data, com outro pacote de sua doação.

A doação de algum pacote de alimento ou alguns objetos é um ato simbólico. Caridade como uma realização nobre é embrulhada com gestos de bondade, amor e cortesia.

Os objetos ou alimento por si só não anima o coração dos povos carente, o que regozija e alegra estas almas desfalecidas, é um olhar de respeito, uma abraço de amor e um gesto de carinho.

Em vez de entregarem as suas doações no supermercado na esquina ou para outras instituições, vai você mesmo e a faça este trabalho com suas próprias mãos, e aqueça o lar de uma família carente com sua visita.

"Os pobres, em vosso meio, são Minha incumbência a vós; cuidai dessa incumbência e não tenhais em mira somente vosso próprio ócio." Bahá'u'lláh

Felora Daliri Sherafat

Felicidade ao alcance de todos!

Luqman era um homem muito sábio e humilde. Na sua época era conhecido como uma pessoa muito inteligente e profunda. Ele costumava transmitir às pessoas, por meio de suas palavras e ações, a melhor forma de viver.


Das palavras boas de Luqman, que muitos escreveram nos livros, uma era esta que disse para o seu filho: "Meu filho, sempre tente comer as melhores comidas, dormir nos melhor esleitos, enquanto viver aproveite melhor os prazeres da vida e onde você chegar construa uma casa e com seus amigos tenha bons momentos de alegria e convivência."
O filho de Luqman respondeu: "Meu querido pai, o que você está dizendo é impossível para mim; melhores comidas, melhores leitos para dormir, melhores lugares para residir e os melhores prazeres do mundo pertencem às pessoas muito ricas que conseguem tudo o que desejam, seja o que for ou onde for. Mas eu sou uma pobre e humilde criatura de Deus, que não possui nenhuma riqueza neste mundo."

Luqman disse: "Todo problema é que as pessoas acham que todas as coisas boas só podem ser adquiridas através de muito dinheiro, mas isso não é verdade. A riqueza, se não for usada com sabedoria, traz muitos problemas e, normalmente, o dono de uma grande fortuna passa a maior parte de sua vida com problemas e dificuldades gerados pela sua própria riqueza. Na verdade, no dinheiro não há prazer; o prazer está em aproveitar, da melhor forma possível, os recursos que você possui para o bem-estar, e em ter uma consciência tranquila.

Eu não digo que você coma a comida mais sofisticada e prepare o leito mais macio e gostoso, ou construa a melhor morada do mundo. Não, pelo contrário, tente viver de forma que possa descobrir o verdadeiro sentido da vida.

Para isto é necessário, em primeiro lugar, que acorde mais cedo, para se beneficiar das graças da madrugada, sentir e absorver a alegria e energia da vida junto ao amanhecer; e que coma somente quando realmente sentir fome; neste caso, qualquer comida será como os melhores e mais caros pratos. Basta que trabalhe durante o dia e evite passar o tempo ocioso, que à noite poderá dormir e ter melhores sonos, mesmo que sua cama seja o chão.

E tente não se acostumar com muita diversão, dedique sua vida para os objetivos nobres, e ao mesmo tempo procure saber das dificuldades e problemas dos outros. Neste caso, os momentos de prazer da sua vida parecerão muito mais gostosos e profundos e poderá aproveitar muito mais, porque são reais. E, por fim, tente tratar todo mundo com muito respeito e amor, que então será muito querido nos corações de todos e, assim, todo lugar será como sua casa. A casa da amizade poderá ser construída em qualquer lugar. (Mulana Masnavi)
Nesta história o Luqman estabelece um novo conceito. Ele tenta instruir o seu filho, mostrando que a prosperidade é um estado mais espiritual do que material. Que os melhores proveitos residem nas coisas mais simples, disponíveis para todos, ao contrário dos caprichos e desejos fantasiosos que conduzem ao excesso ecausam mais males e angústia do que algum proveito ou alegria, e afastam a pessoa da sua essência pura.
Por exemplo, a leitura de um livro, um passeio nas montanhas, ou um jantar simples com a família, são recursos que atendem às necessidades físicas e espirituais. Da mesma forma, o ato de acordar cedo gera regozijo e júbilo. Ao madrugar, pode-se participar da chegada do alvorecer, apreciar sua beleza e aproveitar a dádiva e a energia disponíveis no momento.
Texto de Felora Daliri Sherafat, do livro: Sabedoria é a Luz que Guia.

Sobre este blog

Neste blog procuro dividir com todos um modo mais simples de se viver a vida!

A todos que nos visitam, o nosso muito obrigada!