A complicada arte da comunicação

Desde que o mundo é mundo o ser humano usa todo tipo de forma para se expressar.

Mas quando se trata de comunicação interpessoal as coisas se complicam!

Por que é mais fácil para irmãos explicarem um assunto da escola para seus colegas de classe do que entre eles? É uma falta de paciência, parece que dá até urticária! Os pais que o digam!

Mas isso é só mais uma fase da vida do ser humano e também não há que se generalizar, pois nem todos os irmãos agem desta forma.

Quando decidimos dividir nossa vida com um parceiro (a) até bem pouco tempo atrás a comunicação fluía muito bem e por que ao longo do tempo ela vai perdendo o valor e dificultando a vida a dois? Falta de paciência, empatia, respeito, generosidade, resiliência, não sei...

Com o tempo os sonhos, as vontades, as opiniões vão mudando à medida que nos relacionamos com os outros e com as coisas deste mundo.

É comum as pessoas afirmarem "tô num relacionamento complicado", "a gente briga o tempo todo", "ele não me entende" e etc. Porém, o que muitos sabem, mas não admitem é que a arte da comunicação não é nada complicada, nós, seres imperfeitos, é que complicamos tudo que vemos, falamos e até no que não vemos e não falamos! Sabe aquela famosa frase de casal em que o homem pergunta à mulher: "o que foi amor?" e ela responde na maior secura e de cara fechada: "nada!". Como se uma grande parte dos homens andassem com uma bola de cristal e tivessem a obrigação de saber o porquê de sua mulher está daquele jeito. Pois é, isso é uma típica e complicada arte de se comunicar o incomunicável!

'Abdu'l-Bahá nos afirma: "Seu propósito deve ser este: tornarem-se amorosos companheiros e camaradas, unidos um ao outro por todo o sempre...

Está aí um resumo para facilitar a comunicação e melhorar os relacionamentos! Ser companheiro e camarada um do outro! Pois companheiro significa aquele que participa da vida ou das ocupações de outrem e camarada significa amigo; pessoa que convive com outra. Então não há relacionamento mais bonito e perfeito do que aquelas pessoas que se conversam entre olhares, entre o que é dito e não dito. Participar da vida do outro, falar verdades, confidenciar o que o coração não quer deixar falar, dividir tudo já alivia e complica menos na arte de se comunicar.

A vida fica mais leve quando não temos e não criamos muros para nos afastar de quem realmente queremos por perto. Pensem nisso! bjss





0 comentários:

Postar um comentário

Sobre este blog

Neste blog procuro dividir com todos um modo mais simples de se viver a vida!

A todos que nos visitam, o nosso muito obrigada!